BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sexta Feira 13: você acredita?




Brasileiro é um povo tipicamente supersticioso, não é verdade?

E quem é que não conhece a lenda de que a sexta feira 13 é dia de azar? Que neste dia não se pode passar por debaixo de escadas se não atrai 7 anos de má sorte, que só de pronunciar a palavra já se atrai a energia, que gato preto cruzando o caminho é mau presságio ou azar (coitados dos gatinhos muitas vezes são agredidos!) e se quebrar espelho então... Ai, ai, ai!



Mas não estou dizendo que sou contra não! Pelo contrário! Eu também tenho minhas superstições e minhas crenças.

Acredito que quando a vassoura cai, é sinal de visita chegando. Mas se o que cair for uma faca, aí é aviso de briga ou discussão iminente, e eu faço o sinal da cruz com a própria faca aonde ela caiu. E minha mãe sempre me ensinou que guardar roupas viradas pelo avesso atraem energias negativas.

Mas, de onde será que saiu toda essa história em torno de um dia específico?

Há muitas explicações e a mais conhecida delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.

Mas mais antigo que isso, é a versão que provêm da mitologia nórdica,  a qual diz que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.


E você? Qual é a sua superstição?

3 Originalidades compartilhadas por aqui:

Renata Peixoto disse...

Oi Raquel!
Não tenho nenhum tipo de superstição...acho tudo isso uma grande bobagem!
Beijão e bom fim de semana!!

Valéria Russo disse...

RAQUEL..
OI, AMIGA.
olha tenho várias,a da faca eu também faço...rsr
bato na mesa tres vezes...
não gosto de porta de cemitério...muito menos da terra sempre tiro o sapato na rua...vou lá
só se for extritamente necessa´rio.
quando cai uma colher... é visita de mulher...
qdo cai garfo é homem, se não quer a visita cruza o chão...
se eu tropeço digo batendo o pé, é meu, é meu, é meu, não dou, não dou. não dou...kkkkkkkkkkkkk
olha tenho, tantas que faz até medo, mas não sou obsessiva, não.
passo embaixo de escada numa boa, e gato preto acho é lindo...
apesar de não gostar de gatos..rsr
fora os preceitos da própria religião o resto aprendi com minha mãe, sogra, ex sogra, na vida mesmo...
mas acho legal desde que isso não atrapalhe a vida da pessoa..
olha amore, tentei responder seu email hoje e não consegui, até domingo conversamos mais, tá??
um enorme beiju em seu coração.
tenha um fds abençoado.
uivos de amizade e carinho.
loba.
assé!!!

Anônimo disse...

Adoro saber dessas lendas..gosto muito de folclore, me amarro. Nao conhecia nenhuma das duas historias do sexta feira 13..Sou superticiosa não, mas tem muita coisa que nao custa evitar né?
Eu não passo por baixo de escada, e desviro todas as sandálias viradas, mostrei minha filha pra lua, e sai da maternidade com ela de sapatinhos vermelho..comprei uma bola branca pra ela qdo apontou o primeiro dentinho...rsrs