BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

EXTRA! EXTRA! A PROVA DO ENEM FOI ADIADA!


Pessoal, nesta manhã recebi uma notícia que me deixou super contente!

A prova do ENEM foi adiada!

Eu vinha estudando para fazer a prova, e junto com as provas da faculdade, estava quase ficando de cabelos brancos (depois de 8 anos longe dos estudos, fica mais difícil relembrar as matérias) ! Só para complicar mais a minha vida, eu me inscrevi para um concurso público aqui em SP, cuja prova acontece adivinha quando? Exatamente no dia 04/09/09, juntinho com a segunda fase do ENEM!

Eu fiquei muito chateada, porque estou desempregada há quase 2 anos, e queria muito participar desta prova, mas os horários coincidiam então eu optei pelo ENEM pois, considero a faculdade mais importante no momento.

Eis que então, meu marido recebe a notícia através da minha sogra: o ENEM foi adiado!

Para vocês ficarem por dentro do assunto, segue a matéria publicada e exibida pela TV Globo:

"O adiamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por suspeita de fraude vai afetar o vestibular de diversas universidades do país. Por causa do prazo, o exame poderá deixar de ser usado nos processos seletivos que dependem dessa nota para compor a média da primeira fase e convocar os candidatos para a segunda etapa.

Nas mais de 20 federais que usarão somente o Enem no lugar do seu vestibular, a convocação dos candidatos para matrícula também deverá sofrer atrasos.

Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame no próximo final de semana. A expectativa do Ministério da Educação é realizar uma nova prova em 45 dias. O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas e que queria vender o material por R$ 500 mil.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, é uma das instituições que poderão deixar de usar o Enem. No edital do processo seletivo deste ano, há uma cláusula que especifica que, se a nota do Enem não for entregue pelo MEC até o dia 30 de novembro, a Unicamp irá desconsiderar o Enem, que representaria até 20% da nota da primeira fase.

"A nossa primeira fase é no dia 15 de novembro, há exatos 45 dias. Precisamos ver quando o MEC irá marcar a nova data. E o resultado precisa chegar até o dia 30 de novembro mesmo, porque temos de fazer a convocação em meados de dezembro", afirmou Renato Pedrosa, coordenador executivo da Comvest, que aplica a prova da Unicamp.

"Além disso, precisamos de tempo hábil para checar os dados enviados pelo MEC, algo que fazemos todo ano, para saber se o estudante é aquele mesmo, para evitar casos de homônimos."

A Universidade de São Paulo (USP) ainda não tem uma decisão sobre como o Enem será usado para compor até 20% da nota da sua primeira fase. A pró-reitoria de graduação está reunida na manhã desta quinta para definir os passos seguintes.

Dos 26 cursos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 19 vão fazer a seleção somente pelo Enem. Os outros sete cursos, que são os mais concorridos, como medicina, terão ainda uma segunda fase. Segundo a assessoria de imprensa da Unifesp, o reitor da instituição terá uma reunião à tarde com representantes do MEC para definir o que será feito."

Vídeo da matéria que foi ao ar hoje, no programa "Mais Você":

1 Originalidades compartilhadas por aqui:

Olhos e pensamentos disse...

tem selinho pra vc..menina acabei de ver na tv