BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

31 de Outubro: Halloween ou vulgo Dia das Bruxas




Todo mundo já ouviu falar, assistiu filmes que mostram as festas, as travessuras e até aqueles filmes de horror que deturpam um pouco o objetivo das comemorações.

Mas de onde surgiu esse ritual todo que os americanos fazem, de se fantasiarem e também suas casas?

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.

Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada pela igreja católica na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição (como se precisasse de muita coisa para isso... bastava ter uma pinta na pele, uma marca de nascença e eles se achavam no direito de tirar vidas brutalmente... mas o assunto é outro... continuemos).

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja "cristianizou" a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Hoje, esta data é motivo de festa e muitas brincadeiras nos Estados Unidos, onde as crianças vestem fantasias de todos os tipos mas principalmente de bruxas, monstros, fantasmas e caveiras, e batem de porta em porta anunciando: doces ou travessuras!

O dono da casa escolhe: ou distribui doces, ou sua casa sofre trotes desde papel higiênico do telhado até o chão por todo lado, até sacos de papel cheios de cocô de cachorro pegando fogo. É... As crianças americanas não são fáceis hein?



Já aqui no Brasil, o Halloween virou tema de baladas, festas a fantasia e até brincadeira de crianças, mas neste caso é uma influência muito pequena.

Eu particularmente: adooooorooo! A música que normalmente embala as festas e baladas é o rock, e de preferência dos mais pesados, então eu me divirto!



Sem contar que se fantasiar pode ser muito divertido! Lembram da Bruxa Keka, personagem do programa da Xuxa há alguns anos? Eu ainda me visto de Bruxa Keka para uma festa de Halloween! Ah se me visto! =D

E você? Já brincou no dia das bruxas? Já curtiu uma festa a fantasia com os amigos?

Conta aí!

3 Originalidades compartilhadas por aqui:

raquel disse...

Oi flor,
Pode me mandar para o e-mail rockpunkell@yahoo.com.br se quiser mas nem se preocupe pode postar o selinho se quiser tambem sem problemas. Vim te convidar a prestigiar a inauguração do contador de historias e para festa de halloween do kriativa. Tem presente e Brincadeira. Ah EU AMOOOOOOOOOO Halloween apesar de não ter muito aqui no Brasil já fui em algumas festas sim...e a melhor fantasia que eu me lembro de ter ido até hoje foi de dançaria de cancãn tri legal....
http://kriativa.zip.net
BJKSSSSSS E UM FELIZ DIA DAS BRUXAS

Lidiane Vasconcelos disse...

Oh, Raquel! Já brinquei em empresas onde trabalhei, mas não que eu quisesse muito, sabe?

Aqui no condomínio onde moro a criançada brinca, e amanhã é o dia de dar doces. :)

...
Mulher! Audiência de blog não é requisito para esse encontro não, bicha?!?

Você é da região de Campinas? Quer ir? Olha, quem está organizando é a Claudia, do blog Se fosse na minha casa. O link é esse: http://www.sefossenaminhacasa.blogspot.com/

O encontro será dia 07 de Novembro. Então tem tempo de sobra para você confirmar sua presença, casa queira ir. Ela não fez convite privado, foi aberto no blog dela para quem quisesse. Então se estiver mesmo a fim de ir, não tem porque não fazê-lo! ;)

Luciana Klopper disse...

Poxaa!!! vamos, tamo junta e misturada..rsrsrr já até surgiram idéias, vou passear esse feriado, mas na volta vamos conversar? meu email e msn é prof.lucianaklopper@hotmail.com
Eu acho q vai me ajudar muito também, como pessoa e profissional, to cheia de planos, e desafios propostos pra frente e isso me enche de gás!!!
Bom feriadão