BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 11 de maio de 2010

Escalda pés: faça o seu tratamento relax em casa


Depois de um dia duro, agitado, sua cabeça a milhão, os pés doloridos por causa do bendito salto alto, das corridinhas pelos corredores ou mesmo na rua para alcançar o ônibus, e ficar em pé no corredor do ônibus ou trem lotado então? O corpo fica em frangalhos, e tudo começa nos pés!

Agora imagine: você mergulhando os pés numa deliciosa água quente com cheirinho de ervas e pétalas de rosas, enquanto massageia levemente as solas, relaxando seu corpo atirado numa poltrona confortável com uma almofada para recostar a cabeça, embalado ao som de Ênia (minha sugestão pessoal). Então tudo começa a ir embora: o stress, o cansaço, a dor nos pés, nas costas, a tensão nos ombros...

Pois é, a melhor parte é que não precisa gastar uma fortuna num SPA para isso! Com um pouquinho de dinheiro para comprar os itens certos, podemos fazer um escalda pés milagroso em casa, a qualquer hora!

A terapeuta Shirlei Fideles do Otris Spa Urbano dá uma dica no site Yahoo Minha Vida: "a melhor maneira de se tirar proveito do escalda-pés é escolher um local tranquilo para que o relaxamento seja completo. Sugerimos colocar uma música bem calma para ajudar".

Seguem algumas receitas de escalda pés:

Com óleos essenciais
Separe os seguintes itens:
- Bacia/ ou mini-ofurô
- Água quente
- Óleo essencial de lavanda e alecrim
- Sal grosso - Bolinha de gude

Em uma bacia, coloque a água quente e acrescente as bolinhas de gude, que servirão de estímulos para os pontos reflexos, ou seja, pontos do corpo onde há maior acúmulo de energia, por causa das tensões que aparecem no dia a dia.

Use 2 gotas de óleo essencial de lavanda, que tem propriedades relaxantes, e 2 gotas de óleo essencial de alecrim, que além de revigorar, irá desodorizar os pés que ficarão com uma agradável sensação de frescor. Coloque os pés na água e, em seguida, acrescente o sal grosso, que ativará a circulação. "Enxugue bem os pés e depois promova uma breve massagem para que o relaxamento seja completo", diz a terapeuta do spa Otris.

Com pétalas e sais de banho

"Adicionar elementos de fricção, como bolinhas de gude, pedras de rio ou até mesmo grãos de feijão cru, promovem uma massagem suave", acrescenta a terapeuta Érica Viviane Burmeister, do Kyron Spa, de São Paulo. Ela indica a sua técnica .

Separe
- Bacia baixa e larga
- Água aquecida a uma temperatura de até 37 graus
- Algum elemento de fricção
- Óleos essenciais com finalidade de relaxamento (menta e eucalipto combatem a sensação de peso nas pernas)
- Pétalas de rosas, que perfumam e amaciam a pele

Modo de preparo
Colocar os elementos de fricção na bacia. Em seguida, adicionar a água quente, os óleos essenciais, sais de banho e, por último, as pétalas. Verificar se a temperatura da água está adequada, emergir os pés e, se necessário, ir adicionando a água quente para manter a temperatura. Tempo de duração: 20 a 25 minutos.

Abuse das ervas

Não tem um óleo essencial para fazer a mistura do escalda-pés? Dê uma olhada no seu armário ou no quintal e procure por ervas medicinais , pois elas são ótimas substitutas. Nesse caso, você vai ter que preparar um chá, no lugar do que seria apenas água quente.

Para fazer, pique maços de ervas ou flores frescas e despeje na água quando ela já estiver fervendo. Desligue o fogo e deixe em infusão por 15 minutos. Em seguida, despeje na bacia. As ervas mais indicadas são camomila, com ação calmante, capim limão, relaxante, calêndula, hidratante e hortelã, refrescante.

Fonte: site Yahoo Minha Vida

2 Originalidades compartilhadas por aqui:

Daniel Savio disse...

Interessante, mas o escalda pé também dizem que é bom para resfriado (apesar de não entender a lógica para este tipo de cura)...

Fique com Deus, menina Raquel Cecilia.
Um abraço.

angela disse...

Gostei das dicas, a gente se esquece do escalda pés e é tão bom!
beijos