BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

OUTUBRO ROSA - NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA


Em Outubro acontece a mobilização em massa pela prevenção do câncer de mama.

"Surgido há mais de dez anos nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, o Outubro Rosa foi o mês escolhido para a luta contra o câncer de mama, um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. Desde então, vários outros países vêm aderindo ao movimento. No Brasil, durante todo o mês, diversos eventos vão colorir de cor-de-rosa importantes pontos do país para alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos." [saiba mais]



O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro



Em São Paulo, o monumento Bandeirantes (Parque Ibirapuera)...



... E a Pinacoteca, um dos prédios mais antigos e visitados do Centro de SP


Em Curitiba, o Teatro Ópera de Arame

O site que trata do assunto, "Mulher Consciente", traz informações sobre o movimento mundial e a agenda de eventos em prol da causa, que serão promovidos durante todo o mês de Outubro/2009.

Em São Paulo já aconteceram no dia 06/10/09, mas ainda tem mais para acontecer em vários estados, veja a lista da programação [aqui].

Quer saber como aderir ao movimento? É simples:



ÓRGÃOS PÚBLICOS, EMPRESAS E OUTRAS INSTITUIÇÕES
- Ilumine em tons cor-de-rosa prédios, praças, monumentos, lojas e escritórios;
- Pinte muros, calçadas, meio-fio, faixas de segurança;
- Coloque banners ou laços cor-de-rosa em fachadas, sacadas, janelas;
- Adapte seu site com a inserção de banner do Outubro Rosa ou do laço cor-de-rosa;
- Envolva funcionários e colaboradores, com palestras, distribuição de material informativo, e sugira a eles para que usem detalhes cor-de-rosa nas roupas.

ESCOLAS, ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS, POSTOS DE SAÚDE
- Organize oficinas e palestras sobre o autocuidado com a saúde e sobre a saúde da mama para pais e familiares dos alunos;
- Realize uma oficina de pintura de muros e/ou painéis na cor rosa ou reproduzindo o laço cor-de-rosa (em versões dos estudantes) com os alunos;
- Sugira aos alunos trabalhos de pesquisa na internet sobre câncer de mama (e outros), cuidados com a saúde, Outubro Rosa, etc.;
- Sensibilize pais e mães de alunos, familiares e professores.
- Distribua rosas a suas funcionárias em um dia de outubro;
- Troque os copinhos de plástico branco por cor-de-rosa por um dia, uma semana ou durante todo o mês, e faça o mesmo com os guardanapos.

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
- Adapte seu site com a inserção de banner do Outubro Rosa ou do laço cor-de-rosa;
- Realize parcerias com as organizações e grupos de apoio à saúde da mama em ações de sensibilização pública;
- Envolva voluntários em ações de sensibilização da comunidade e, especialmente, das mulheres para a importância do autocuidado e dos exames para detecção precoce do câncer de mama.

VOCÊ




- Pendure panos, faixas ou um laço cor-derosa em sua fachada, sacada, janelas;
- Prepare um jantar para seus amigos e coloque à mesa toalha e guardanapos cor-de-rosa;
- Enfeite seu carro com fitas cor-de-rosa na antena, no retrovisor ou no chaveiro;
- Vista-se de cor-de-rosa, crie um detalhe no seu figurino, um lenço, uma fita ou um cachecol amarrado à bolsa ou à mochila;
- Use e abuse do rosa no seu site, blog, Twitter, Orkut ou Facebook;
- Fale com outras pessoas sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama;
- Se você tem tempo disponível, contribua, seja voluntária da causa ao lado de entidades e grupos de apoio à saúde da mama.

Mulher: previna-se!



"Se a detecção precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em toda mulher com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.
A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.

AUTOEXAME

Durante muito tempo, as campanhas de conscientização para o câncer de mama divulgaram a ideia de que o autoexame das mamas, baseado na palpação, era a melhor forma para detectá-lo precocemente. Mas o tempo passou, a medicina evoluiu e as recomendações mudaram.
O autoexame continua sendo importante - mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são máximas.
Infelizmente, ainda há muita desinformação no Brasil. Uma pesquisa realizada em 2008 pelo Datafolha a pedido da Femama revelou que para 82% das mulheres o autoexame é a principal forma de diagnóstico precoce. Apenas 35% apontaram a mamografia.
A incidência do câncer de mama vem crescendo no mundo todo, mas, quando se trata do número de mortes causadas pela doença, as tendências variam. Em países desenvolvidos, a mortalidade vem caindo lentamente, ao passo que nos países em desenvolvimento, como o Brasil, registra-se um gradativo aumento.
Pelo menos parte dessa diferença se deve ao diagnóstico precoce, ainda precário no nosso país. Entre 1999 e 2003, quase metade dos casos de câncer de mama foram diagnosticados em estágios avançados, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Especialistas estimam que mortalidade por câncer de mama em mulheres entre 50 e 69 anos poderia ser reduzida em um terço se todas as brasileiras fossem submetidas à mamografia uma vez por ano." [continue lendo]

Fonte: http://www.mulherconsciente.com.br

6 Originalidades compartilhadas por aqui:

Renata Nogueira disse...

Oi Rachel! Legal por ajudar a divulgar! É importante demais para todas nós, mulheres!
Eu não tinha visto ainda as fotos dos outros lugares iluminados de rosa...lindo!
Beijão

Uma Mulher de Fases disse...

Sempre fazendo as vezes se utilidade pública né?
Adorei ver os locais iluminados de rosa!
Beijos!

Valéria Russo disse...

Rachel..
sua postagem é importantissima e de grande utilidade para todas as mulheres..
valeu!!!
um gde beiju no coração .
uivos rosa choke de apoio a causa.
loba.

Rosi disse...

Raquel
Tô passando rapidinho para avisar que, como de costume hoje lá no Mundinho tem entrevista especial. Passa lá.
Bjs e bom feriado

Olhos e pensamentos disse...

Seu blog é o máximo em informações, Adorei ver tudo rosa

Raquel Cecília disse...

Meninas, que bom que gostaram do post, e que bom que passaram aqui para ler! =^^=

É sempre bom ter visitar por aqui, ainda mais quando eu fico meio sozinha, quando as visitas ficam meio paradas... rsrsrs

Um ótimo feriado para vocês! =^^=

Bjinhu