BlogBlogs.Com.Br

domingo, 20 de setembro de 2009

Uma carta para mim...


Volto no tempo e encontro uma criança de 5 anos e meio, sentada num quarto com duas camas de solteiro. É um quarto de meninas dá para perceber: bonecas, panelinhas, colchas nas camas feitas de crochê - e no canto sentadinha no chão a garotinha magra, comprida, com um lenço de cor vinho e estampas negras amarrado na cabeça, somente por uma ponta deixando todo o cumprimento do pano cair sobre as costas.

Aquela menininha, careca, retraída e falando sozinha - ou melhor: com seus amigos imaginários, se chama Raquel Cecília. Reconheço a pinta acima dos lábios no lado direito do rosto, reconheço a falta de todos os dentes superiores bem na frente da arcada, reconheço aquela criança branca e pálida, usando a imaginação para se sentir completa e reconfortada. O lenço para ela, são seus cabelos perdidos, e o quarto é um lugar longe dali em outra realidade.

A casinha de 2 cômodos transformados em 3 com uma divisória para separar a sala da cama de casal, a cozinha que não tinha armário mas sim prateleiras na parede, e no quintal pequeno o corrimão da escada que levava para a rua, era feito de escorregador quando havia ânimo para brincar.



Eu me aproximo da garotinha absorta em sua imaginação, em seu auto-afago, me abaixo de forma a olhar em seus olhos castanhos claros - reparo que já não havia mais sobrancelhas também - e lhe entrego a carta, dizendo que está tudo bem, eu só era mais uma amiga que veio lhe contar uma história de força, coragem e superação. Logo, logo ela aprenderia a ler, e então poderia compreender o segredo que aquela carta lhe revelaria.

A garotinha pega a carta, um pouco assustada pois suas amizades especiais, que ninguém além dela conseguia enxergar, nunca pareceram tão reais.

Pouco tempo se passa, e a vida da garotinha começa a passar por uma revira-volta, e quando ela aprende a ler, percebe que parte do que a carta lhe conta já havia acontecido, mas ainda tinha muito por vir.

Fica contente em saber que seus cabelos nascerão novamente, que terá sobrancelhas e os dentes logo crescerão de novo, assim ela não será mais humilhada nem agredida na escola.

Ela entende, que a separação dos pais que aconteceu há poucos meses, foi melhor para eles, e como ela os ama: prefere que seja assim.

Ela compreende que por mais dura que a vida seja, sempre haverão mudanças que serão boas para nós, e que aprendemos a cada passo a perdoar, esquecer, e a pedir perdão.

E o que a garotinha gosta de saber: que no futuro, terá amigos que são de carne e osso, e que seu sonho de ter um gatinho não só se tornará realidade, como virá em dobro.

A garotinha guarda a carta com carinho, aonde ninguém encontrará, deita sua cabeça no travesseiro depois de um dia inteiro de tarefas, estudos e nenhuma diversão, devido ao modo de criação de seu "novo pai", pensando:

"Quando eu for adulta, minha mãe e meu pai ainda estarão vivos, e eu terei irmãos caçulas que amarei mais que a mim mesma. Como eu serei afortunada e feliz!"

Todos nós temos de viver determinadas situações, superar obstáculos, conhecer e perder pessoas ao longo de nossa trajetória. Faz parte da lei da vida, faz parte dos planos de Deus e da evolução do espírito.

Apesar de ter tido uma vida dura, uma infância quase nula, não mudaria nada mas aprenderia o máximo que pudesse, como tento fazer hoje.

Com 26 anos, já vivi muitas coisas, já me diverti e chorei, me apaixonei e me desiludi, admirei pessoas e me desapontei com elas... E o mais importante: aprendi a valoriza-las.

Mesmo assim, fico imaginando: o que me aguarda pela frente?

O que a Raquel de 50 anos de idade, me contaria em sua carta hoje?



Este post faz parte da blogagem coletiva promovida pela Elaine, em comemoração ao aniversário de seu blog "Um Pouco de Mim".


36 Originalidades compartilhadas por aqui:

Nade T. disse...

Ui, que arrepio, Raquel!
Gente, que reviravolta que a sua vida deu, graças a Deus pra melhor, dando base para a valorização de cada vitória, de cada fase supera, de cada anos de vida...
Bjs, querida, e belíssima a sua participação na Blogagem da Elaine!

Renata Peixoto disse...

Simplesmente linda sua carta, Raquel!
Parabéns pela participação.
Beijão

Elaine Gaspareto disse...

Raquel,
Uma vez você me disse que não sabia onde focar seu blog. Como eu gostaria de saber o motivo da garotinha Raquel estar sozinha, sem cabelos e sobrancelhas...
Percebe que tem muita coisa para dizer?
Então tá aí teu foco: você mesma!
De arrepiar, realmente!
Beijos.

Sempre querendo saber disse...

Que linda atia história!
Eu participei tbm,mais acho q entendi direito o tema e acabei foi me apresentando(Que burrrrrrrrrrra,da um zero pra ela kkk)
Parabéns,teu cantinho é lindo.

Mari Amorim disse...

Realmente,essa blogagem esta mexendo com as emoções,mas sempre ha um crescimento espiritual posterior.
um grande beijo
Boas energias
Mari

Bia disse...

Sua carta prendeu minha atenção, realmente gostei muito... dá um grande alívio no coração ver histórias como a sua, e saber que tudo pode ser superado!

Abraços!

Anônimo disse...

Raquel que coisa linda, cada história né?vou passar os proximos dias lendo..bjs

Raquel Cecília disse...

Muito obrigada meninas, fico contente que tenha transmitido minha mensagem! =^^=

Obrigada pelo carinho e atenção!

Um beijo no coração!

. disse...

Bela carta...emocionante que li e reli 3 vezes..tentando buscar a menina e amulher..
Beijos

Leitura Nossa disse...

Sua carta foi emocionamente... eu me perguntei a mesma coisa, o que será que a Débora do futuro teria a me dizer??
Uma coisa é certa, ela sempre pediria para eu me preocupar menos...

beijos,
Dé...

Dalva Nascimento disse...

Raquel,

essa blogagem mexeu com nossos sentimentos... estou adorando participar. Parabéns pela postagem... linda!

Também estou participando... Se puder, dá uma passadinha, gostarei da tua visita!

Bjs.
Dalva

Raquel Cecília disse...

Olavo, fiquei lisonjeada em saber que gostou do post! =^^= Obrigada pelo carinho!

Déboa e Dalva, muito obrigada por me visitarem, fico contente demais por terem gostado!

Retribuirei a visita, com certeza!!! =^^=

Beijos, beijos, beijos!

Anônimo disse...

Nossa amei sua carta!! Vc foi bem sentimental e amiga... linda a sua estória Raquel!!

Parabéns e mil beijoss

Letícia Alves disse...

Nossa,Raquel!
Me emocionei e fiquei feliz ao saber da sua superação e vida mais amena.
Beijos Tempestuosos!

Luma Rosa disse...

Poxa, Raquel!! Eu fiquei com vontade de te conhecer mais, saber mais desta alma! Beijus

Andreia Alves disse...

Fiquei emocionada com tua carta!
Linda e triste!
Fico feliz que tenhas superado as dificuldades e aprendido com elas.
Nossas vidas são feitas de superações e é sempre um ganho quando para nós mesmos quando entendemos isto, pois superar muitas vezes é o que nos resta, para continuarmos nossa caminhada.
Parabéns pela bela participação.
Beijos na alma...

Ivana disse...

Raquel, que história! Tb acho que poderias contar mais sobre ela, dividir conosco...
Adorei a sua cartinha. Parabéns!

Sempre querendo saber disse...

Ei moça,eu andei por tanto blogs,li tanta coisa linda que resolvi criar vergonha(rs) e fazer o que a proposta da blogagem coletiva pediu.Então...Vá la.
Bj

Raquel Cecília disse...

Gente, quem está emocionada sou eu, em saber que tantas pessoas estão lendo e comentando minha postagem! =^^=

Obrigada pelo carinho e consideração!

Elaine, Ivana, vou pensar no assunto sobre escrever mais do que aconteceu comigo nesta época... ;-)

Retribuirei as visitas, pois quero muito ler as cartas de todas! =^^=

Bjo

Sempre querendo saber disse...

(falando do teu comentário lá no meu canto)
Pois é,pensar em mudar é idéia muito legal,mais daí eu n teria meus dois presentinhos.

A Madrasta Má disse...

Parabéns Raquel, no tempo vc buscou aquela garotinha que precisava da sua atenção e da sua força de hj! Muitas coisas já fora e outras com certeza virão!!! Felicidades!
Bjinhos da Madrasta!

Rosi disse...

Raquel
Vim conhecer teu blog e ler sua cartinha, menina, que emoção, que força e que bom saber que tudo deu certo. Parabéns pela determinação e coragem.
Um forte abraço

Ah, e se puder dar uma passadinha lá no Mundinho ficarei feliz.

Anônimo disse...

Que história linda a sua, Raquel, e olha que só conheci uma pequena parte, pois ei que muito ainda está por vir. Obrigada por compartilhá-la conosco que lemos o seu blog. Nos dá mais força para viver!
Xerus
=***

Cynthia Santos disse...

Lindo, Raquel!
Tenho certeza que as dificuldades que passou a fizeram uma mulher forte, decidida e segura... a vida nos ensina muita coisa, amei esse exercício de visitar o passado!

Uma Mulher de Fases disse...

Oi Raquel, adorei.
Bem, cabelos e sombrancelhas ausente, sinal de quimio, certo? Se for, passou, já foi, você aprendeu!
Estou adorando saber um pouco mais de você!
Vou viajar amanhã e volto semana que vem, mas fica tranquila que assim que eu voltar, eu volto a te visitar!
Beijos

Raquel Machado disse...

Ola flor,
Vim conferir sua cartinha adorei ela...pois é...o que será que nos aguarda no futuro proximo dificil prever...impossivel diria...a vida muda tanto ne...Bom hoje venho fazer-te um convite para um projeto novo que estou lançando http://kriativagames se puder da uma passadinha por la. Bjosssss

Raquel Cecília disse...

Muito obrigada por dispensarem seu tempo e atenção lendo minha carta, e fico contente que tenha transmitido uma mensagem positiva! =^^=

Obrigada pelo carinho, e estou retribuindo as visitinhas, e lendou outras cartas da blogagem aos poucos.

Raquel, eu já estive no seu blog e até deixei recadinho para você por lá.

Sintam-se abraçadas! =D

Bjinhu

Silvia Cristina disse...

Menina, que emocionante...
Percebe que mais que cabelos e sobrancelhas, cresce no carátere e sabedoria... Você é uma lição de vida...

Beijos e vou ler a explicação acima rs, também fiquei interessada

Silvia Cristina disse...

Menina, que emocionante...
Percebe que mais que cabelos e sobrancelhas, cresce no carátere e sabedoria... Você é uma lição de vida...

Beijos e vou ler a explicação acima rs, também fiquei interessada

Bel disse...

Emocionante, como imaginei mesmo que seria...
E agora penso como seria a carta da Raquel de 50...

Beijo!

Valéria Russo disse...

raquel..
superação é seu nome..
que lindo!!!
as agruras da vida servem para nos tornar mais fortes e muito mais mulheres.
parabéns por sua superação..
como vc será aos 50 anos??
mais forte, bela , madura e feliz .
guerreiro são assim!!!
uivos de parabéns!!!
bjkas da val.
uivodaloba.

Amélia Ribeiro disse...

Olá Raquel,

Que arrepio.
Parabéns!
Muito boa a tua carta.

Beijos de Portugal!

Gabriela disse...

Raquelzitaa . como sua carta foi linda sincera e tão simples. As vezes quem te vê hoje em dia nem imagina a garotinha que você foi e o que teve que passar , para ser a Linda Garota que sempre foi e hoje é uma Linda mulher . Espero que a próxima carta venhacheiaade surpresas a ti amiga tudo de bom na sua vida

seguindo este blog , é lógico.

beijos

Marcone França disse...

Parabéns por estar entre os finalistas.!
Realmente tua carta ficou linda, cheia de emoção.

Abraço!
Bom domingo.

Nina disse...

Ohhh meu Deus, que vontade de tomar essa menininha no braco e leva-la pra passear num jardim bem florido, onde ela possa brincar à vontade, acreditar no futuro, no amor,na amizade... que dor no coracao é ve-la tristinha :(

bela carta, e melhor ainda e'notar que a pequenina venceu. Que bom!!

Raquel Cecília disse...

Meus queridos, muito obrigada pelos comentários carinhosos!

Peço desculpas pela demora, acontece que quase não acessei a net por estes dias, devido aos estudos... Na próxima semana estarei de volta, depois de passar pela prova do ENEM (ai que nervosismo)!

Estou muito contente em tê-los aqui no meu cantinho!

Por favor, se gostaram, votem na minha carta, que por enquanto está em último lugar na votação! :-S

Bjinhus!