BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sustentabilidade Ambiental: você pensa nela?



Uma idéia que está sempre na minha cabeça é: colaborar com a preservação do meio ambiente, da maneira que eu puder!

Quando ouvimos falar de "sustentabilidade ambiental" ainda parece ser uma causa tão grande, que somente órgãos governamentais e iniciativas privadas podem ajudar. Mas isso não é verdade.

A sustentabilidade ambiental, adotada em nosso dia-a-dia, se transforma em "atitudes sutentáveis".

Veja um exemplo simples: eu ganhei essa bolsa ecológica ou também chamada de "eco-bag". Essa é da loja C&A, mas em vários outros estabelecimentos comerciais hoje em dia, encontramos essas bolsas para comprar (Drogaria SP, Drogasil, mercado Compre Bem, etc).

A proposta dessas bolsas, é carregar suas compras nelas, e eliminar ou minimizar o uso das sacolas plásticas que agridem o meio ambiente por 100 anos (tempo de decomposição do plástico).
Hoje por exemplo, fui ao mercado e voltei com a bolsa cheia de compras, e nas mãos umas 4 sacolinhas plásticas. Se eu não tivesse a eco-bag, esse número seria pelo menos o dobro.


Outras atitudes sustentáveis que todos nós podemos tomar em nossas vidas:

Lâmpadas Fluorecentes

Troque todas as lâmpadas encandecentes pelas fluorecentes, além de economizar a energia, ainda duram até três vezes mais.

Guardanapos de Tecido


Na minha casa sempre foi hábito: ao invés de usar guardanapos, ou papel toalha para as visitas, ou mesmo no dia-a-dia, opte pelos guardanapos de tecido.

Não sabe onde comprar, ou acha muito caro? Uma solução simples: compre uma toalha de mesa barata, ou o tecido indicado para isso, e confeccione os guardanapos em casa. Uma medida de 20cm x 20cm está ótima. Faça o teste.

Use a criatividade: re-utilize

Muitas coisas que não têm mais uso em nossa casa, podem se transformar em algo útil, ou decorativo. Visite blogs de artesanato, sites, pesquise na internet e encontre sua fonte de inspiração.

Separe: recláveis e orgânicos

Mesmo que não haja um posto de reciclagem perto de você, separe os produtos recicláveis dos orgânicos no seu lixo caseiro. Infelizmente, sabemos que existem pessoas que procuram estes produtos para sobreviver, então não custa nada ajudarmos pelo menos assim.

Faça uma boa ação: recicle

Já você que tem um posto de coleta de produtos recicláveis próximo de você (o hiper-mercado Pão de Açúcar fornece esse serviço, é só levar até lá e deixar nos containers), faça esta boa ação ao nosso planeta: programe sua agenda, e uma vez por semana ou quinzenalmente, leve seus produtos recicláveis (quem sabe até do vizinho, combinem um revezamento) ao invés de jogar junto do lixo "comum".

Eduque, oriente, passe adiante
Instruir as crianças da importância de sua participação, é a chave para que no futuro, as coisas sejam diferentes. Mas isso não significa que os adultos que cultivam maus hábitos, não possam também ser "re-educados". Mesmo que leve tempo, passe adiante.

Meu marido por exemplo, não concorda com a separação do lixo reciclável já que na nossa região não há nenhum posto de coleta, porém, ele segue esse hábito para me ajudar. Então, quem sabe um dia, ele pense como eu? Não custa tentar!


Use água com consciência

Apesar de nosso planeta ser coberto de água, apenas 3% de toda a água do mundo é potável, e desta porcentagem apenas 1% está ao alcance do homem.

Adquira hábitos simples que ajudam muito na conservação da água:
  • Ao escovar os dentes, não enxague a boca direto na água corrente - use um copo;
  • No banho, não demore - 15 minutos de banho consomem água suficiente para hidratar 120 pessoas!
  • Não lave a calçada, escada, garagem, etc. com água corrente: opte por varrer o quanto for possível, e se necessário lavar, utilize água da chuva ou pelo menos, enxague com o uso de baldes e bacia.
  • Faça xixi no banho - parece brincadeira, mas já virou campanha nacional! A cada descarga, gastamos 12 litros de água! Por que não, juntar água da chuva num recipiente com tampa (cuidado com a dengue) e usar para mandar os detritos embora?


Desligue os eletrônicos da tomada

Mesmo depois de desligados, os aparelhos eletrônicos continuam consumindo energia, por isso é necessário desligar direto na tomada.

Além de ajudar o planeta, você economiza na sua conta de energia.

Você conhece outras atitudes sustentáveis? Compartilhe conosco!

1 Originalidades compartilhadas por aqui:

Anônimo disse...

otima iniciativa...já viu a propaganda do xixi no banho? uma delicia