BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Os benefícios do MEL

Saboroso e saudável!

O mel além de ser a melhor solução para tosses, gripes e resfriados, é fonte de muitos nutrientes. Por isso, é um ótimo substituto para açúcar, segundo a especialista Flávia Morais, da rede Mundo Verde. "Trata-se de um alimento de alta qualidade e energético. Fonte de flavonóides, proteínas, ácidos, vitaminas e enzimas tem ação imunológica, analgésica, anti-bactericida, antiinflamatória e funciona como laxante natural", diz Flávia.

Vamos conhecer alguns dos benefícios?

Mais saudável do que o açúcar
O açúcar branco é fonte de calorias (avaliação de peso) vazias e não oferece nenhum nutriente ao organismo, além da glicose. Já o mel é fonte de fitoquímicos, vitaminas e minerais, ou sejam ele adoça e nutre ao mesmo tempo.

Duas colheres bastam
Para usufruir de todos os benéficos do mel, não precisa exagerar. Duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes. As crianças a partir de um ano podem consumir o alimento sem risco de alergia.

Digestão mais potente
O mel tem função pré-biótica, favorecendo o crescimento da microbiota intestinal. Isso melhora o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes.

O mel e as cáries
Apesar da ação de combate às bactérias, o mel pode servir de alimento para os microorganismos que causam a cárie (como acontece com qualquer alimento fonte de carboidratos).

Coração saudável
A nutricionista do Mundo Verde cita um estudo recente, que aponta o mel como um agente que protege o organismo contra a doença coronária. "Entretanto o uso deve ser moderado para evitar a obesidade", ressalta Flávia. "O mel tem o poder de revitalizar artérias e veias, reduz os níveis de colesterol sanguíneo pelo seu poder antioxidante", a especialista do Emagrecentro.

Dor de garganta
Quando o pigarro incomoda e fica difícil, não demore a tomar umas colheradas de mel. A nutricionista do Mundo Verde afirma que ele contém substâncias como a inibina, de ação bactericida. "Ela impede o crescimento de bactérias que causam problemas respiratórios e de garganta, além de ter ação antifúngica", diz.

Mel no microondas

O mel não pode ir ao microondas. Segundo a nutricionista, se ele for aquecido acima de 40º C, ele perde seu potencial nutritivo. Caso a bebida cristalize, coloque em banho-maria ou sob o sol para torná-lo líquido novamente.

Cobertura para torradas
Indo ao forno, o mel perde suas propriedades nutricionais. Então, em vez de usá-lo nas receitas, pense no alimento como substituto do açúcar na hora de adoçar chás. Frutas, torradas, pães e tapiocas também ficam uma delícia com algumas gotas de mel acompanhando.

Diabetes, um risco

O mel é fonte de carboidratos simples e de alto índice glicêmico, portanto pessoas com diabetes devem evitá-lo (sob o risco de descontrolar as taxas de açúcar no sangue). Mas ele é mais bem aceito pelo organismo do que o açúcar. "Isso porque 40% da composição do mel é frutose, o açúcar natural das frutas, bem menos prejudicial", afirma a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro.

As informações foram extraídas do site "Yahoo Minha Vida".

3 Originalidades compartilhadas por aqui:

Raquel Machado disse...

Ola bela dica essa eu não sou muito fã de mel não mas sempre uso ele no chá quando estou mal...eehehe.. Um otimo restinho de semana.
Bjos

Valéria Russo disse...

raquel..
adorei a postagem sobre o mel, eu uso muito aqui em casa por causa da minha pequena..
não sabia que não podia por no microondas..valeu pelas dicas.
uma postagen de utilidade pública.
uma ótima madrugada pra vc.
uivos de carinho.
loba.

Raquel Cecília disse...

Meninas que bom que gostaram! =^^=

Pois é Valéria, essa de não colocar no microondas é novidade para mim também! E quando a gente esquenta a mamadeira de leitinho com mel, a gente nem desconfia né?

Bom, mas agora estamos sabendo! =^^=

Bjinhus!