BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 15 de setembro de 2009

2ª Chamada para vacinação contra Poliomelite

“Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”

Esta é muito importante para quem tem crianças em casa! Não perca a 2ª campanha de vacinação contra Poliomelite!

"No dia 19 de setembro será realizada a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.

A meta da segunda etapa da campanha é proteger cerca de 14,7 milhões de crianças – o que representa 95% das crianças menores de cinco anos. Cerca de 115 mil postos de vacinação participarão da mobilização em todo o país. Serão aproximadamente 350 mil pessoas trabalhando na campanha, que contará com a utilização de 40 mil veículos (terrestre, marítimo e fluvial). A primeira etapa foi realizada em 20 de junho e atingiu 95,7% do público alvo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e em toda a América Latina. Esse resultado é uma consequência das campanhas de vacinação realizadas desde a década de 1980. Mesmo assim, é importante vacinar as crianças. “Nossa missão é garantir que o vírus da pólio continue eliminado”, afirma a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Maria Arindelita Arruda.

SOBRE A VACINA – Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a poliomelite está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que até os cinco anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.

Esses reforços, segundo a coordenadora do PNI, são importantes porque a poliomielite é transmitida por três tipos de vírus. Se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um deles, com as várias doses, ela tem oportunidade de se proteger. O Ministério recomenda que crianças que estejam com febre ou alguma infecção procurem um médico antes de receberem as gotinhas. Sob orientação profissional, a vacinação desse paciente pode ser adiada para quando ele estiver melhor.

NO MUNDO – Existe um movimento mundial de erradicação da pólio. Ela é uma doença endêmica, ou seja, sua transmissão é constante, em quatro países: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Outros 15 países têm registro de casos importados: Sudão, Uganda, Quênia, Benim, Angola, Togo, Burkina Faso, Niger, Mali, República Central da África, Chade, Costa do Marfim, Gana, Nepal e República Dominicana do Congo.
Segundo Maria Arindelita, o fato de o Brasil ter comércio com alguns desses países faz com que exista um fluxo migratório entre as nações. Assim, não é porque a pólio está erradicada no Brasil que se pode agir com descaso. Portanto, é fundamental manter a vigilância e as crianças imunizadas.

Outras informações
Assessoria de Imprensa
(61) 3315 3580
jornalismo@saude.gov.br

Fonte: http://portal.saude.gov.br/"

6 Originalidades compartilhadas por aqui:

Olhos e pensamentos disse...

Menina seu blog é show, isso aí...bjs

Na. disse...

Lembrei de quando eu era pequena e ia tomar as gotinhas da vacina... encontrava o Zé Gotinha... rsrs É uma coisa tão simples e que pode proteger as crianças de uma doença tão séria!!!

Xerus
=***

Uma Mulher de Fases disse...

Eu vou levar os meus pimpolhos com certeza!!

Beijos

Nade disse...

Opa, que tem um desafio pra você lá no Orgulho de Ser!
Eu adorei a proposta e espero que você também goste! Deveria indicar 5 amigos(as) e escolhi o seu blog...
Conto com você, nem que seja pra dar uma espiadinha e me dizer se fará ou não, ok!
Bjs

Olhos e pensamentos disse...

Menina ontem fiz um comentário sobre esse post, mas não to vendo ele aqui...parabéns pela sua iniciativa..e olha a lesada aqui só percebeu q a Luciana do selinho "ero" eu agora...fiquei toda metida e feliz..vou postar agorinha bjs

Raquel disse...

Oi, sou nova por aqui estava a achar amigos novos e encontrei seu blog...me chamou atenção primeiro pois somos charás segundo pelo nome...ahahah...o nome do meu blog e kriativa...e terceiro pelo seu perfil...tambem sou atriz voce faz teatro???Ahahhaa coisas em comum ne...Se puder me visita.
Blog: http://kriativa.zip.net
Bjos