BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Diversão - o Circo Teatro, vc conhece?

Teatro, eu amo!

(a Mansão Veit 07/2008)

Acho que todo mundo precisa de um hobbie! Aquele que te dá mais prazer, que te faz relaxar, esquecer da vida e se sentir num mundinho especialmente feito para você!

Eu faço teatro! Sou atriz, maquiadora, invento de ser figurinista, sou contra regra, administradora... Ainda não sou autora, mas chego lá.

O teatro é uma forma de arte apaixonante! É a energia viva, ali na nossa frente, pulsando e vibrando em tempo real, com pessoas reais e sentimentos reais, com os quais nos identificamos.

De tantas formas de teatro, encontrei o Circo-Teatro, que não é muito conhecida nem conceituada.

É um teatro popular, onde qualquer pessoa pode atuar, e não segue o pensamento de que somente pessoas com poder aquisitivo podem fazer teatro.

O circo-teatro é para todos, é para o povo, é para crianças, adultos e idosos!

Nasceu dentro dos circos no início do século XX, com palhaços, malabaristas, contorcionistas, que não tinham verba mas faziam o espetáculo da melhor forma que podiam e encantavam seu público!

Na sua forma simples, mas muito bem organizada e elaborada, encanta e envolve principalmente aqueles que só conheciam o teatro realista.


Infelizmente, devido ser mal visto no âmbito acadêmico da categoria, por aqueles que seguem a risca os "métodos", existe quase nenhum material de estudo sobre o circo-teatro, o que faz com que seus seguidores aprendam das experiências compartilhadas.

E assim, fazer Circo-Teatro hoje ainda é uma luta de muitas dificuldades, obstáculos e pouco apoio.

Mas os pequenos e grandes grupos, permanecem fiéis a essa cultura enraizada no povo, e segue adiante, subindo um degrau de cada vez.

Algumas celebridades cômicas iniciaram suas carreiras no circo teatro, por exemplo: Oscarito, Derci Gonçalves e Procópio Ferreira.

Um dos grupos mais conceituados, que conquistou seu espaço merecidamente, é a Companhia Teatral "Os Fofos Encenam", dirigidos por Fernando Neves, que cresceu no mundo circense.

E para falar de grupos não tão grandes, claro que citarei o grupo amador do qual faço parte, a Companhia Teatral "Um Peixe", que teve origem a partir dos ensinamentos do próprio Fernando Neves, que foi mentor do criador e diretor do nosso grupo, André Domicciano.

Nosso humilde grupo teatral, busca o apoio de instituições governamentais ou não, para espaços gratuitos para apresentações de nossos projetos, pois não há a cobrança de ingressos.


O grupo já apresentou duas peças: "A Mansão Veit" vencedora de 4 prêmios no 1º Festival de Teatro Amador da Cia. GAV em 2008, e a estréia de 2009 "Vamos à guerra, filhos da terra!" (foto ao lado), que ficou em cartaz nos quatro finais de semana de Junho, e lotou a platéia em todas as apresentações.

Teatro é cultura, é gente, é arte, é experiência de vida!


"O teatro é a arte do ator, o cinema é a arte do diretor, e a televisão é a arte do anunciante." Paulo Autran

2 Originalidades compartilhadas por aqui:

Silvia Cristina disse...

Que legal, já me aconselharam a fazer teatro devido a timidez que me trava... Sabe por aqui há muitos anos atrás tinha uma acadêmia que ensinava,mas acho que o professor não dá mais aula lá...
Talvez eu amadureça essa ideia, preciso demais me soltar, essa timidez tem me prejudicado ultimamente, principalmente quando o assunto é conseguir um trabalho!

Beijos

Silvia Cristina disse...

Que legal, já me aconselharam a fazer teatro devido a timidez que me trava... Sabe por aqui há muitos anos atrás tinha uma acadêmia que ensinava,mas acho que o professor não dá mais aula lá...
Talvez eu amadureça essa ideia, preciso demais me soltar, essa timidez tem me prejudicado ultimamente, principalmente quando o assunto é conseguir um trabalho!

Beijos