BlogBlogs.Com.Br

domingo, 16 de agosto de 2009

Na telinha

Ensaio Sobre a Cegueira



Eu sempre tive curiosidade de assistir este filme, e não sabia nada sobre ele.

Depois de assistir, achei muito interessante saber que o diretor é Brasileiro, e assistir as tomadas gravadas aqui em São Paulo foi muito bacana! Uma das cenas, foi gravadas pertinho de onde meu marido trabalha: a ponte estaiada do Morumbi; e as outras foram feitas em pontos muito conhecidos da cidade: o Viaduto do Chá, o Teatro Municipal e no Minhocão.

O filme é impressionante, talvez até um pouco chocante para quem não tem estômago para filmes que transmitem realidade, e a atuação dos atores é marcante (com excessão de um ou outro, que na minha opinião não deram seu melhor)!

Baseado no livro do escritor português José Saramago, vencedor do prêmio Nobel, e direção de Fernando Meirelles (diretor de Cidade de Deus), conta o drama que a sociedade enfrenta quando um tipo desconhecido de cegueira atinge centenas de pessoas em pouco tempo.

Descobrindo que a doença é contagiosa, a primeira medida que o governo toma é confinar os infectados em uma quarentena, que se transforma em uma prisão de descaso e maus tratos.


Além do drama geral, o filme mostra conflitos pessoais de alguns personagens centrais, como o casal interpretado por Juliane Moore e Mark Ruffalo. A personagem de Juliane Moore é a única não infectada, mas se infiltra entre os cegos para ficar ao lado do marido.


(Juliane Moore e Mark Ruffalo interpretam um casal afetado pela cegueira, a atuação do Mark não me convenceu... Nem parece que é cego! Deixou a desejar)


A atriz brasileira Aline Braga (atuou em Cidade de Deus e Eu Sou a Lenda, com Will Smith) contracena com Danny Gloover (parceiro de Mell Gibsdon em Máquina Mortífera)


Cena gravada no Minhocão, centro de São Paulo


Cena gravada no bairro do Morumbi, Zona Sul de São Paulo


Para quem é do tipo que gosta de bons filmes, independente do gênero assim como eu, vai gostar!

1 Originalidades compartilhadas por aqui:

Annie Manuela disse...

Oi Raquel, to doida pra assistir esse filme, adoro Saramago, todos os livros são ótimos.

E sobre a dieta, é claro q quero, passa pro email do meu blog.

Bjks.