BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Na academia tem lugar para os gordinhos?


Ufa! Acabei de voltar da academia, e me sinto bem!

Estou contente por estar me mechendo para mudar minha situação, pois não estou feliz comigo mesma desse jeito.

Eu particularmente, gosto de suar a camisa, gosto de fazer exercícios mas desta vez estou enfrentando meu maior desafio! Eu sempre entrei e saí de academias, por causa do dinheiro, e as caminhadas deixaram de ser opção depois de assaltos; porém, eu nunca pesei tanto quanto hoje.

Ou seja: minha meta é bater meu próprio recorde, superar a mim mesma, e com certeza não será fácil.

Fazer os exercícios com o peso que tenho hoje, exige muito mais energia do meu corpo, e na realidade eu sei que não estou fazendo nem um terço do que eu era capaz de fazer há dois anos atrás. Mas sabe de uma coisa? Eu uso isso como incentivo, e não como desmotivação! Eu quero mais é conseguir fazer o que eu já pude fazer um dia, eu quero poder novamente frequentar a academia somente para manter e não para perder.

E pensei bastante nisso hoje, enquanto eu estava na esteira. Hoje eu penso assim, mas demorou um pouco para eu chegar nesse pensamento. A verdade, é que pessoas obesas (como eu) ou só fofinhas, se sentem intimidadas pelos corpos esculturais que desfilam na academia com roupinhas que mais parecem ser 2 números menores do que o tamanho ideal.

Daí, surge a vergonha por ter chegado ao ponto em que chegou, a culpa porque neste momento pensamos que poderíamos ter feito diferente, mas já é tarde demais... E então, é quando desistimos, e pensamos: vou perder alguns quilos antes de entrar na academia.

Mas a realidade é diferente dos planos. Nós saímos da academia mais "desvalorizados" do que antes, por nós mesmos, por nossa baixa auto-estima, e voltamos a estaca zero. A perda daqueles quilinhos para entrar na academia menos "excluído" nunca vão embora, e retornamos ao ciclo vicioso do "um dia", "na semana que vem", "eu vou começar a dieta", "eu vou passar no médico", etc.

Hoje, eu vejo que estou ali por mim e por mais ninguém! Estou ali, porque eu me quero bem! Porque eu quero me olhar no espelho e me ver uma pessoa melhor no exterior também, e que não importa o que os outros possam pensar, só eu posso agir para mudar meu corpo e minha vida.

Enquanto eu malhava, a única gorda entre tantos magrelos tentando ganhar um pouco de massa, umas garotinhas que nem curvas tinham, eu me senti a mulher mais linda daquele lugar!

Sim! Estou gordinha, mas ainda sou mulher independente de quanto eu pese.

Sim! Estou muito acima do meu peso, mas ao invés de sentir vergonha disso, tenho é orgulho por eu ter tomado uma atitude e pedido ajuda de quem está lá para isso.

Sim! Estou lá para ficar tão magra quanto eles, e quando eu olho para eles, o que passa na minha cabeça não é: "ah, como eles têm corpos bonitos e eu não".

Não, não e não!

Eu penso: "Eles são magros, sarados, e são minha meta. Eles ainda vão me ver assim!".

E para quem sabe do que estou falando, andei lendo alguns artigos sobre o assunto e um deles fala sobre essa questão, e ainda dá algumas dicas para garantir que não se sinta um peixe fora d'água.

O texto foi tirado do site Yahoo Beleza e Saúde. Aproveite!

"Assuma seu peso, e corra para a academia
Dê fim à vergonha de frequentar o ambiente dos musculosos

Quando o aumento de peso começa a fugir do controle, a opção que oferece um resultado satisfatório (e sem entrar na faca!) é partir para a academia. Só que o local, reduto de corpos definidos, causa um certo desconforto para quem está acima do peso muito e para o grupo de obesos, cujo sobrepeso chega a ser até um fator limitador da pratica de algumas atividades.

A vergonha resolve dar as caras e é aí que bate o desânimo e a comodidade aparece como caminho mais fácil para evitar constrangimentos. Como explica a personal trainer do MinhaVida, Valéria Alvim, a pessoa gordinha deve ter em mente que ela está na academia com o objetivo de emagrecer e ter uma vida mais saudável. "Primeiro, a massa muscular irá aumentar para, depois, a gordura ser queimada", completa a personal trainer. A seguir, ela separou algumas dicas para fazer da academia um lugar onde você se sinta bem.

Use roupas mais largas
Academia costuma ser sinônimo de pessoas com corpos esculturais e, por esse motivo, as roupas marcam mais as formas do corpo. Para não fazer feio na academia, deixe de lado a possibilidade da combinação top e calça legging e aposte em um visual mais despojado, como camiseta e uma calça mais larguinha e confortável, de malha ou moletom, por exemplo.

Prefira horários em que a academia está mais vazia
Se a idéia é não se sentir oprimido pela turma dos sarados, evite escolher períodos como a hora do almoço ou a noite para treinar, pois esses são os horários em que as academias estão cheias. Opte, por exemplo, pelo período da tarde, onde o local está mais vazio e você se sentirá mais à vontade.

Escolha exercícios que não exijam demais de você
Há uma gama de exercícios que exigem força do corpo e, muitas vezes, os gordinhos não possuem essa força. Para não ficar cansado antes da hora, opte por exercícios tranquilos (mas que apresentam resultados!), como é o caso dos aeróbicos (caminhada leve e bicicleta), que vão aumentar o condicionamento físico. Nos três primeiros meses, a ênfase ficará por conta dos exercícios aeróbicos e alongamentos diversos para que, após a evolução, serem inseridos exercícios com peso. "Antes de optar por qualquer exercício, a avaliação física deve ser feita para que seja determinada a condição da pessoa e os exercícios que ela poderá fazer", completa Valéria Alvim.

Busque academias que te agradem
O ambiente precisa passar a sensação de que você é uma pessoa bem vinda ali. A dica é optar por um local em que os frequentadores sejam amistosos e te apóiem durante os treinos. Não desanime por não ter o corpo dos sonhos, ou o do cara da esteira ao lado, mas pense que você está buscando seu objetivo e, como firmeza, também vai chegar lá.

Faça do personal trainer seu melhor amigo
Ele irá incentivar um treino equilibrado e que se adapte às condições de seu corpo para alcançar os resultados esperados.

Estabeleça metas que você pode cumprir
Não adianta acreditar que 15 quilos irão desaparecer dentro de um mês, como num passe de mágica. É preciso estabelecer uma meta realista para que o resultado apareça. Objetivos extremamente altos são mais difíceis de alcançar, portanto, se você não chega logo no ponto que idealizou vai acabar frustrado e desmotivado para seguir com o treino. Da mesma forma que metas muito baixas irão questionar o quão efetivos estão sendo os exercícios."

0 Originalidades compartilhadas por aqui: